segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Supertufão atinge Filipinas; país decreta estado de calamidade (Danuza Peixoto)

Do UOL Notícias

Em São Paulo





"Supertufão" atinge Filipinas com fortes chuvas



Um supertufão que atinge o norte das Filipinas nesta segunda-feira (18) com ventos de mais de 250 km/h fez o país decretar estado de calamidade. "O governador da província de Isabela declarou estado de calamidade, pois pode haver danos massivos e destruição", disse Benito Ramos, diretor executivo da agência nacional de desastres.



O tufão já provocou apagões no fornecimento de energia e no setor de telecomunicações, cancelando voos e ameaçando a colheita de arroz na região. Megi, como é chamado, é o décimo e mais forte tufão a atingir as Filipinas neste ano e já se dirige para o sudoeste do país com ventos de 180 km/h -- no auge, o tufão chegou a ventos de mais de 250 km/h.



O site Risco de Tempestades Tropicais classificou o tufão na categoria 5, a mais alta. Milhares de pessoas que vivem na área afetada pela tempestade Megi foram forçadas a deixar suas casas. Os serviços de emergência estão em alerta máximo, e muitas escolas fecharam suas portas na região.



Os relatos iniciais davam conta de uma morte, informação não confirmada pelo governo filipino.



Em apenas seis horas, das 8h às 14h (horário local), a cidade de Tuguegarao teve 54 milímetros de chuva, enquanto a cidade de Baguio registrou 28 mm.



Segundo a Cruz Vermelha filipina, Megi é a mais potente tempestade a atingir o país nos últimos 20 anos. Em 2006, um tufão com ventos de 155 km/h provocou desmoronamentos de vilas inteiras e a morte de cerca de mil pessoas.



Ciclones tropicais formados no oceano Pacífico são chamados de tufões, e sua classificação, numa escala de 1 (se os ventos forem de até 153 km/h) a 5 (a partir de 250 km/h), é semelhante à de furacões no oceano Atlântico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial